domingo, 2 de maio de 2010

Esclarecimentos

Antes é necessário esclarecer alguns pontos:

O que é hemodiálise?
A hemodiálise é o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais. (Fonte: Wikipédia)

O que realmente é a hemodiálise?
É um tratamento doloroso, que mata aos poucos, o que o torna um compromisso com o sofrimento 3 vezes por semana. Ao chegar à sessão, o enfermeiro enfia 2 agulhas calibrosas (4 vezes maior do que uma normal) no braço do paciente, para retirar o sangue que irá passar pela máquina que irá limpá-lo. Antes de iniciar o tratamento, entretanto, é feita uma fístula artério-venosa, que é o acesso à máquina por meio das 2 largas agulhas. Assim, antes de começar o tratamento, o paciente é submetido a uma cirurgia no braço para criar uma comunicação entre uma artéria e uma veia, unindo, dessa forma, o sangue arterial com o venoso. Os pacientes ficam sentados ou deitados (se a clínica possuir cadeiras reclináveis) durante a sessão, que pode durar de 3 a 4 horas – a duração é estabelecida com base no nível de toxinas no corpo do paciente quando ele sai da diálise –, que são feitas 3 vezes por semana: segunda, quarta e sexta, ou terça, quinta e sábado. Então, o paciente em programa de hemodiálise tem uma limitação geográfica: não pode viajar, ou ficar longe de sua clínica por mais de 2 dias. Na sessão, retiram-se as toxinas e o líquido acumulados no corpo no entre sessões. Portanto, o paciente tem de fazer dieta e não pode beber muito líquido, pois tudo que beber e os componentes do que comer ficarão acumulados em seu corpo. Por isso, na hd (abreviação para "hemodiálise), há o chamado "peso seco": todo paciente tem um peso-base, e é com ele que se define quanto peso o paciente ganhou entre uma diálise e outra. Por exemplo, se um paciente tem como peso seco 50 quilos e chega à diálise pesando 52 quilos, a máquina terá de retirar 2 quilos de peso dele, para que ele possa terminar a sessão com 50 novamente. Quanto mais peso o paciente retira por diálise, mais risco ele corre, pois a máquina tem de tirar mais em menos tempo e isso força muito o trabalho do coração. Os principais tipos de ocorrência durante o tratamento são: enjoo, queda de pressão, vômito, dor de cabeça, cãibra, fraqueza, desmaio, arritmia, hipertermia, hemorragia, derrame. Alguns agravamentos que podem ocorrer ao paciente que está em tratamento, mas não necessariamente durante a sessão, incluem: parada cardíaca, epilepsia, artralgia (dor articular), coma, entre outros problemas graves. Além disso, o fígado vai acumulando toxinas, a máquina destrói o coração e o sistema vascular, há o risco constante de infecções e novas cirurgias etc. Também, é comum perceber que um colega de hd não comparece mais às sessões: significa que ele ou morreu ou está na UTI, prestes a morrer. As clínicas têm alta rotatividade de pacientes. A expectativa de vida dos pacientes em tratamento de hemodiálise é de 5 anos, por isso, sempre há vagas disponíveis para novos renais crônicos.

Doar um rim pode livrar uma pessoa de todo esse sofrimento.

Por que doar um rim é importante?
O ser humano possui dois rins, que são os órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas de nosso corpo, através da urina. Muita gente pensa que não pode doar um rim porque poderá precisar dele mais tarde, caso o outro falhe. Entretanto, a ocorrência de problemas renais sérios sempre recai tanto sobre o rim direito quanto o esquerdo, ao mesmo tempo. Assim, se o indivíduo tiver rins saudáveis, os dois sempre serão saudáveis. Uma coisa importante a se salientar é que a expectativa de vida de um indivíduo que doa um rim não é alterada com a doação. Uma pessoa com um rim é como uma pessoa com dois rins.

A doação do rim é um ato de amor.

2 comentários:

  1. Sorte, my friend. Porque força sei que tem!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de esclarecer o que realmente é a hemodiálise.
    Tomara que o conhecimento gere boa vontade e que pessoas que não pensam em doar órgãos mudem de idéia.
    Doar, além de amor e coragem, é cidadania, humanidade.
    Vamos divulgar esse espaço!
    Aguardo os próximos posts.
    Sorte, amigo! Um beijo enorme!

    ResponderExcluir