terça-feira, 25 de maio de 2010

Sessão de Hemodiálise 408

A sede faz parte da rotina de quem faz hemodiálise.

Sentir sede e ficar se policiando para não tomar muito líquido não é fácil. Sabemos muito bem que quando nos é restringido algo que tínhamos em abundância, isso se torna muito mais desejado do que antes. Quando se faz hemodiálise, é crucial ter esse tipo de responsabilidade, pois se o corpo acumula muito líquido entre uma sessão e outra, a máquina exige que o coração trabalhe mais para retirar o excesso do organismo, e isso causa uma sobrecarga cardíaca perigosa, fatal inclusive.

O ideal é que os pacientes não ultrapassem os 2 quilos do peso seco, que, como já comentei, é o peso-base que todo paciente em tratamento de hemodiálise deve ter para que a clínica possa controlar a quantidade de líquido que ele ganhou entre as sessões. Na verdade, quanto menos peso o paciente ganhar entre uma sessão e outra, melhor.

Os alimentos também contêm líquido, uns mais outros menos. Se você come um prato de feijão com arroz ou um macarrão ao sugo, por exemplo, o caldo do feijão ou o molho de tomate contribuirá para a quantidade de líquido que ficará acumulada no seu corpo. Então, médicos e enfermeiros recomendam que o paciente se vigie nesse sentido.

É uma tortura física e psicológica não poder se saciar com um bom copo de água gelada na hora que bem entender, mas essa é uma das condições impostas pelo tratamento, se você quiser sobreviver à hemodiálise.

Um comentário:

  1. Olá, Guilherme.

    Estou impressionada com a forma realista como você descreve a hemodiálise. É chocante, sem dúvida, e nos faz refletir sobre a vida que levamos.
    Você escreve muito bem, parabéns!

    Um abraço ^^

    ResponderExcluir