quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sessão de Hemodiálise 414

Este post é dedicado a um amigo, o Celso Oshiro. Ele tinha IRC e morreu por causa de complicações da doença.

Não conheci o Celso através da clínica de hemodiálise: ele era da turma. Um certo dia, nos conhecemos e descobrimos que tínhamos em comum não só amigos, como também a mesma doença – a angústia de ser renal crônico. Naquela época, eu ainda tinha o meu segundo transplante e o Celso fazia diálise peritoneal (CAPD), o que acabou resultando na morte dele. A CAPD é extremamente perigosa, devido ao altíssimo risco de infecções e outras complicações. Falarei disso em um outro post.

Nós nos demos bem logo de cara, e nos tornamos grandes amigos. Apesar de não nos encontrarmos com frequência, conversávamos bastante pelo ICQ e pelo MSN. Falávamos sobre muitas coisas, não só sobre nossa condição. Ele era um cara muito inteligente, com um senso de humor extraordinário; a vivência de um ancião no corpo de um jovem. Um grande ser humano – um que valia a pena – morto pela diálise. Um amigo que virou estatística.

Certa ocasião, nós nos encontramos para botar a conversa em dia. Fomos até o apartamento de umas amigas dele, que moravam juntas e eram estudantes de enfermagem. O Celso era muito querido. Ele mancava, andava com cuidado, acho que o cateter em sua barriga o incomodava, pois eu o via torcer a cara, como se estivesse com indigestão. Naquele dia, nós nos despedimos com um abraço no metrô. Essa seria a última vez que eu o veria pessoalmente.

Algum tempo depois, ele sumiu da Internet. Então, recebi o recado de um amigo nosso, via MSN: “Tá sabendo do Celso?”. Ele havia morrido de infecção generalizada, causada por um problema no canal do cateter. Morreu com 28 anos, em 4 de setembro de 2008 – morto pela diálise peritoneal. Seu blog, Alma de Plástico, ficou no limbo da Internet.

2 comentários:

  1. sim, ele era um grande homem.. tenho uma bela foto com ele em sorocaba num festival em 2001, acredito que muito antes dele ter esses problemas. Fiquei chocado qdo soube...

    ResponderExcluir