sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sessão de Hemodiálise 421

Ao chegar na sessão de terça, com falta de ar, relatei para a médica a noite difícil que havia passado e ela me explicou que a espuminha rosa surgia por causa do pico de hipertensão aliado a uma série de outros fatores. Fiquei preocupado porque justo naquela terça era dia da coleta de sangue mensal para avaliação.

Todo mês, por volta do dia 20, a minha clínica realiza exames de rotina nos pacientes. No exame do mês passado, os resultados não vieram satisfatórios. A ureia estava muita alta, tanto antes de ser ligado quanto depois de ser desligado da máquina. Assim, as médicas responsáveis já começavam a pensar em aumentar a minha sessão de 3 horas e meia para 4 horas. Somente quem faz hemodiálise pode compreender a diferença que faz 30 minutos a mais de tratamento. Você vê os outros pacientes chegarem mais tarde e saírem mais cedo do que você; sente-se derrotado pela doença, pois pensa que nem mesmo a máquina está dando conta de limpar o seu sangue.

Além da ureia, meus outros exames também não estavam bons: cálcio baixo (um dos fatores que contribuem para as convulsões), mesmo tomando corretamente a medicação para compensar essa deficiência; hematócrito baixo (responsável pela anemia); potássio alto, superior a 6 (acima de 5 já existe o risco de parada cardíaca), mesmo evitando frutas e outros alimentos ricos nesse elemento, fósforo alto...

Como a coleta de sangue foi realizada depois daquela madrugada infernal, temo que os resultados deste mês venham ainda piores, pois o que ocasionou a crise com certeza foi um desequilíbrio que os exames fatalmente acusarão.

Naquele dia, após a retirada do excesso de líquido pela máquina, eu melhorei, mas cheguei em casa tão baqueado que fui obrigado a maneirar nos dias seguintes e acabei atrasando a última postagem. Essas crises detonam o corpo, pois durante todo o tempo em que o chiado e a falta de ar persistem, o coração fica “desembestado”, como se tornar-se acelerado e dolorido fosse a resposta para lidar com a situação caótica em que o corpo se encontra.

Um comentário:

  1. Olá. Achei seu Blog super interessante. estou no 3º ano do ensino médio, estou juntamente com o meu grupo de amigos a fazer um trabalho sobre Hemodiálise. Nosso professor vai inscrever nossos trabalhos na feira estadual. Gostariamos se possivel de ter sua ajuda nesse trabalho. Compreendo facilmente o seu obejetivo com esse blog.
    Meu nome é Yasmine,
    sou de Sete Lagoas - Minas Gerais.
    Por favor, entre em contato no messenger (msn)
    mine_2309@hotmail.com
    ou envie um e-mail para
    yasmine.eq@gmail.com
    Obrigada e aguardamos a sua resposta.
    Estamos torcendo por você !

    ResponderExcluir