quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sessão de Hemodiálise 417

Na sessão de hemodiálise do sábado, cheguei na clínica e me deparei com televisores ligados, exibindo o jogo daquele horário, Argentina X Nigéria. Eu não sou fã de futebol, só assisto à Copa, mas devo confessar que foi uma surpresa bastante agradável, uma excelente distração para quem está fazendo o tratamento: TV. Há quem consiga dormir – ou apenas cochilar – durante a sessão, mas existem alguns pacientes que passam o tempo todo sentados, de olhos abertos, pensando na vida, o que pode ser muito doloroso, às vezes. O som da TV é relaxante nesses casos; bom, pelo menos é o que eu penso, já que consigo ler e trabalhar com a TV ligada.

No andar em que dialiso (há três andares na minha clínica: os pacientes são tratados no térreo e no subsolo), há quatro boxes divididos em três seções (espaço físico) – uma seção fica logo na entrada, com um box; outra fica no meio, e tem dois boxes; e a terceira fica no fundo, com um box. No sábado, notei que havia duas TVs, deixando, portanto, uma seção sem o aparelho. Mas, isso só ocorreu naquele dia, pois, ontem, percebi que colocaram mais uma TV especialmente para os pacientes da seção dos fundos. A clínica não deixou ninguém de fora.

Nessa última sessão, estreia do Brasil na Copa, os enfermeiros estavam trajados de torcedores, alguns de uniforme azul, outros de verde. Quando vi aquilo, logo me ocorreu uma gracinha, minha contribuição para o clima festivo: eu disse bem alto “Cadê os enfermeiros?”. Uns poucos ouviram, e riram. Os pacientes – homens, na maioria – acompanhavam o jogo. Já os enfermeiros, conectavam os pacientes à máquina, verificavam a pressão, faziam tudo que deveriam fazer – profissionais trabalhando com a mesma atenção e seriedade de sempre, só que sem seus jalecos.

Quando a enfermeira de camiseta azul estampada “Hexa 2010” se aproximou com as agulhas e a gaze com álcool e as colocou em meu colo, prestes a me ligar, eu perguntei, brincando: “Quem é você?”. Ela abriu um belo sorriso. Depois, mediu a minha pressão, e eu fiquei aliviado por saber que havia baixado para 15X9, após um fim de semana com picos de hipertensão – 23X12 e por aí vai...

Serviram-nos para lanchar, além do costumeiro pão com manteiga e suco, pipoca para acompanhar o jogo. A clínica já estava decorada com bandeirinhas (verdes e amarelas, na onda) para a comemoração da festa junina, que será na próxima semana; com a Copa, então, quase nem parecia uma clínica de hemodiálise, exceto pela condição dos pacientes e o profissionalismo dos enfermeiros.

A Copa e a iniciativa do pessoal da clínica trouxeram algo de bom aos pacientes: uma quebra na rotina, o alívio da descontração.

Um comentário:

  1. Foi bom ler este post seu...foi uma saída da rotina...é bom saber que apesar da dor,há tbm amor...

    beijinhos verde amarelo para vc!!!

    ResponderExcluir