quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sessão de Hemodiálise 411

Pacientes com IRC geralmente têm anemia, que é uma deficiência de células vermelhas do sangue (essas células são responsáveis pelo transporte de oxigênio do pulmão para todas as partes do corpo). Uma das tarefas do rim é regular a produção de eritropoietina, hormônio que aumenta o nível de glóbulos vermelhos no sangue. Quando uma pessoa não tem rins fica anêmica, e não tem a energia necessária para cumprir suas tarefas diárias.

A maioria dos pacientes em tratamento de hemodiálise deve tomar uma reposição de eritropoietina a cada sessão, pois, além de não possuírem seus rins para produzir o hormônio, perde-se muito sangue na máquina (o sangue vivo é devolvido ao paciente, empurrado com soro, mas sempre fica um pouco que adere nos tubos e cateteres). A eritropoietina deve ser administrada via subcutânea, portanto, não pode ser aplicada pela máquina, como o gluconato de cálcio de que já falei anteriormente, assim, o paciente tem de receber mais uma picada, dolorosíssima (não pela picada em si, mas por causa do líquido), no braço, na barriga ou na coxa. Eu mesmo me aplico a eritropoietina na barriga, pois, dessa forma, posso controlar a velocidade com que o líquido entra no meu corpo.

Outra coisa que contribui para a anemia são os sangramentos do pós-diálise, que ocorrem com certa frequência. Sempre que volto da sessão eu troco os curativos, porque os da diálise esmagam a fístula (os furos devem estar bem pressionados quando se retiram as agulhas, pois a pressão do sangue é muito forte e pode causar os vazamentos), e podem até “enforcá-la”, fazendo-a parar. Então, já em casa, com o sangue nos furos coagulado, faço a substituição por band-aids.

Hoje, porém, ao voltar da diálise e chegar em casa, enquanto preparava minha refeição no micro-ondas, um dos furos em meu braço vazou pelo band-aid. Percebi que isso ocorria quando senti o sangue escorrer rapidamente pelo braço. Fui correndo para o banheiro pegar gaze para detê-lo (mantenho pacotes de gaze à mão, na gaveta do banheiro, para esses casos), mas, até abrir o pacote e retirar a gaze, havia perdido muito sangue.

2 comentários:

  1. Gui tenho acompanhado o blog... Vc é um guerreiro! Estou aqui torcendo por você e divulgando seu blog para que as pessoas possam entender um pouco mais sobre o assunto. Grande abraço! Nísia

    ResponderExcluir
  2. Gui, já aconteceu isso comigo tbm...algumas vezes...minha antiga fístula tinha um fluxo enorme e era difícil controlar o sangramento no final da diálise...

    Boa sorte para vc meu amigo¨*

    ResponderExcluir