sábado, 2 de outubro de 2010

Sessão de Hemodiálise 457

Quando 30 minutos a mais parecem uma eternidade

Na sessão passada, quinta-feira, a médica se aproximou de mim, sentou-se em uma cadeira ao meu lado com meus exames de rotina na mão, e, depois de conversarmos sobre os resultados, ela me disse que, devido à minha ureia muito alta, tanto pré como pós-sessão, de agora em diante eu passaria a ficar 4 horas na máquina.

Outros pacientes receberam a mesma sentença.

Assim, a probabilidade de estar sujeito a todos os riscos que o tratamento oferece aumentou 12,5%. Eu já estava me preparando para ganhar – perder – mais 30 minutos (ou 1.800 segundos, já que o tempo na hemodiálise não passa em minutos, ou horas, muito menos em “um período do dia”). Minha ureia vinha com taxas além do limite aceitável há meses, então, não foi um choque.

Entretanto, agora que estou prestes a ir para minha – agora é oficial e definitivo, pelo menos até fazer um transplante – primeira sessão de hemodiálise de 4 horas, no sábado (ironicamente, um dia de descanso), sinto falta dos 30 minutos de liberdade que a máquina me tomou.

Em 30 minutos, dá para fazer muita coisa: passear com seu cachorro; escutar um CD bem alto; cozinhar o almoço; namorar um pouquinho; tomar banho e fazer a barba; assistir um episódio do seriado favorito; jogar videogame... um tempo precioso que passará a ser consumido por angústia e dor.

2 comentários:

  1. vc escreve muito bem guilherme. continue com seus posts!!!

    ResponderExcluir
  2. Entendo você muito bem Guilherme, apesar de não estar o mesmo tempo que você na dependencia da hemodialise. Não sei com você, mas os 10 minutos finais são os mais angustiantes, da vontade de gritar "para tudo", e fazer com que todas as maquinas/pessoas/clinica inteira se dissolva. Eu ate que dialiso bem, o problema é no final, quando o corpo ja esta mais que cansado de tudo. Imagino como deve ser ruim ganhar mais 30 minutos disso. Enfim, te acompanho desde o primeiro post, confesso que muitas vezes chorei ao ler seus textos, então te desejo muita força, pois só nos resta lutar, já que não tem outro jeito.

    ResponderExcluir